Bibliografia Recomendada sobre Heráldica

Esta seleção de livros não foi formulada para ajudar o leitor a identificar brasões, mas sim para capacitá-lo a pensar e criar dentro do arcabouço das normas heráldicas. Obras sobre o tema são geralmente antigas e seus exemplares físicos costumam aparecer apenas em livrarias de usados. Algumas jamais receberam nova edição e correriam o risco de cair no esquecimento, não fosse pelo interesse de um nicho bastante específico. Muitas já estão em domínio público e podem ser facilmente encontradas em versão digital, gratuitamente.

Outra indicação relevante é o site Heráldica Portuguesa de Domínio, atualmente a melhor base de dados para compreender a forma dos brasões cívicos portugueses, cujo estilo de composição — especialmente o uso do escudo ibérico e da coroa mural — influencia as armas municipais brasileiras desde a década de 1930, quando Portugal padronizou oficialmente sua heráldica autárquica.

Chamo também a atenção para o fato de que os trabalhos dos mais prolíficos heraldistas brasileiros, como Dom Alfredo d’Escragnolle (o Visconde de Taunay) e o Irmão Paulo Lachenmayer OSB, verdadeiros consolidadores do contemporâneo estado da arte no país, são hoje frequentes em leilões e disputados por colecionadores, mas ainda carecem de acervos públicos e de uma catalogação substancial que preserve sua memória. Escrevo isto na esperança de que, a partir de uma maior tomada de consciência entre apreciadores e estudiosos, os interesses financeiros possam alinhar-se melhor aos acadêmicos e essa situação venha a mudar em breve.


Princípios de Heráldica

Vera Lúcia Bottrel Tostes

Bom livro de normas gerais. A obra contextualiza a heráldica em sua trajetória histórica e costuma ser recomendada para iniciantes pela comunidade brasileira de entusiastas. Contudo, emprega uma terminologia desnecessariamente arcaizante e apresenta alguns deslizes de ortografia, provavelmente decorrentes de falhas de transcrição. Pode ser encontrado aqui em versão digital gratuita, disponibilizada pelo Museu Histórico Nacional. A autora dirige a instituição desde 1994.

Heráldica

Luiz Marques Poliano

Este livro tornou-se referência no Brasil para o estudo introdutório da matéria. Apresenta a disciplina de forma sistemática e ilustrada, oferecendo ao leitor uma síntese clara dos princípios, da terminologia e da composição heráldica. A obra divide-se em três blocos, dos quais dois reúnem artigos contendo informações contextuais e anedóticas sobre brasões cívicos, militares e nobiliárquicos do Brasil e de Portugal. O autor atuou como especialista em brasões e condecorações no Museu Histórico Nacional.

Heráldica

Gastão de Mello de Matos
Dom Luís Stubbs Saldanha Monteiro Bandeira

Ótimo compêndio em língua portuguesa, todo exemplificado em imagens. Mello de Matos foi oficial de artilharia no Exército Português e genealogista no Instituto Português de Heráldica, Dom Luís Stubbs foi historiador e o terceiro Visconde de Vila Nova de Gaia.

Vocabulário Heráldico

Dom Luís Stubbs Saldanha Monteiro Bandeira

O melhor glossário heráldico disponível em língua portuguesa, para consulta na elaboração de brasonamentos. Publicado pela editora do Exército Português, Edições Mama Sume. Pode ser adquirido durante visita à Associação de Comandos, em Lisboa, ou na respectiva loja online.

Simple Heraldry Cheerfully Illustrated

Don Pottinger
Iain Moncreiffe

Este é, sem dúvidas, o melhor livro introdutório ao tema, por ser o mais didático. Todo o conteúdo é acompanhado de ilustrações cativantes, o que torna a obra de fácil compreensão. O livro recebeu algumas reimpressões ao longo dos anos. Seus autores integraram a corte do Lord Lyon, na Escócia: Don Pottinger foi artista e Iain Moncreiffe foi genealogista.

Complete Guide to Heraldry

Arthur Charles Fox-Davies

Publicada pela primeira vez em 1909, essa obra se tornou a principal referência sobre o tema no mundo anglófono. Pode ser facilmente encontrada em formato digital. O autor foi um jurista britânico, lembrado hoje por popularizar o estudo da heráldica e defender sua aplicação estritamente regulada.

The Art of Heraldry: An Encyclopædia of Armory

Arthur Charles Fox-Davies

Esta obra começou como uma proposta de tradução direta do Heraldischer Atlas de Hugo Ströhl, mas o autor foi aglutinando nela o conteúdo de muitos outros livros, e ela acabou se tornando um autêntico vade-mécum do assunto. Trata-se de uma encadernação volumosa, com texto robusto, minucioso e profusamente ilustrado. Se o Complete Guide é um compêndio total, The Art of Heraldry representa sua expansão mais ampla possível.

A Dictionary of Heraldry

Charles Norton Elvin

Ótimo glossário heráldico em língua inglesa, publicado originalmente em 1889. Apresenta tabelas ilustradas, numeradas de acordo com os termos técnicos descritos. Constitui uma base de referência útil para conhecer cargas heráldicas pouco comuns.

Manuale di Araldica Ecclesiastica nella Chiesa Cattolica

Cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo
Padre Antonio Pompili

Publicado pela Editora Vaticana, trata-se da primeira tentativa de estabelecer um manual quasi-oficial de regras para a criação de brasões eclesiásticos na Igreja Católica. A obra também especula sobre como poderiam ser representadas as insígnias de um pontífice emérito e apresenta exemplos de brasões irregulares, com explicações sobre práticas a serem evitadas. O Cardeal Andrea di Montezemolo foi arquiteto, diplomata e especialista em heráldica, tendo sido responsável pela execução do brasão do Papa Bento XVI. O Padre Pompili é vice-presidente do Instituto Italiano de Genealogia e Heráldica, e o atual artista responsável pelos brasões papais.

Heraldry in the Catholic Church: Its Origin, Customs & Laws

Monsenhor Bruno Bernard Heim

A melhor obra de referência sobre heráldica na Igreja Católica, embora sua disponibilidade seja bastante limitada. Foram publicadas edições em outros idiomas, como francês, italiano e holandês. Monsenhor Bruno Heim foi diplomata, historiador e o responsável pelos brasões de quatro papas.

Or & Argent

Monsenhor Bruno Bernard Heim

O autor, possivelmente um dos maiores especialistas em heráldica que já viveram, realizou uma extensa pesquisa para rastrear as origens da lei do contraste, concluindo que ela é infringida com a mesma frequência com que é obedecida. A obra apresenta uma seleção com mais de trezentos brasões oficiais e históricos que desrespeitam a norma, justificadamente ou não. Uma leitura curiosa e avançada para quem estuda o tema.